Como ganhar dinheiro vendendo Artesanato?

Confira esta matéria com dicas para artesãos que querem tornar-se empreendedores vendendo seu trabalho.

             Como empreender vendendo artesanato

    Escolha um nicho de produto artesanal e faça sucesso vendendo artesanato.

Sem dúvida alguma, o Brasil é o lugar perfeito para empreender no ramo de artesanato.

Com inúmeras opções de produtos, somos um país turístico, repleto de regiões visitadas durante o ano, o que aumenta ainda mais as vendas do seu artesanato.

Isso porque turistas e visitantes buscam, na maioria das vezes, lembrancinhas e artesanato local para levarem como presente, ou até mesmo para eles próprios.

Sem contar com a variedade de matérias-primas como: madeiras, sementes, cerâmica, couro e fios.

De acordo com o IBGE, os artesãos já são mais de 8,5 milhões, com um faturamento que ultrapassam 50 bilhões por ano.

Porém, para iniciar nesse ramo de artesanato não basta somente isso: como todo negócio é preciso um bom planejamento. Isso tornará a sua empresa rentável e atrativa para o público consumidor.

Com o avanço da tecnologia e o consequente aumento de acessos e vendas pela internet, ficou fácil atingir mais pessoas, ainda que você tenha uma demanda pequena de produtos.

Para isso, é preciso que o empreendedor conheça sua persona, que nada mais é que seu público-alvo. São as pessoas que realmente se enquadram nos produtos que você vende.

Vemos muitos nichos se destacando no mundo do artesanato: bonecas de tecido, enxovais para bebê, objetos de decoração, lembranças para casamentos e, até mesmo, reciclados e sustentáveis.

Independente do nicho que você escolher, é importante oferecer ao cliente produtos de qualidade, com acabamento impecável e detalhista e, as imagens que serão divulgadas dos produtos, devem ser de boa qualidade para que ele perceba com clareza o que está comprando.

O  artesão empreendedor deve também, sempre que possível, se capacitar, fazer cursos, aprender novas técnicas de vendas e de divulgação de seu trabalho pois tais conhecimentos serão essenciais para o aumento de suas vendas.

Divulgue seus produtos, do “boca a boca”  às mídias sociais como Whatsapp, Facebook, Instagram e Pinterest.

Infelizmente, com o isolamento social, as vendas diretas tendem a ficar mais difíceis, abrindo assim caminhos para as vendas online. Por isso, a dedicação com as vendas pela internet deve ser intensa e bem elaborada.

Em relação aos pagamentos, quanto mais formas e opções você oferecer mais chances de você vender! Isso porque o cliente gosta de ter opções- nem sempre ele tem dinheiro à vista ou crédito no cartão, por isso a flexibilidade é tão importante.

A implementação do delivery tem ajudado muitos artesãos nas vendas online. Além de ser prático e confortável é uma modalidade que veio para ficar. Porém, é muito importante que a entrega seja realizada dentro do prazo estipulado no ato da compra. Não tem nada mais desagradável do que deixar o cliente esperando, sem contar que isso é muito negativo para a imagem da sua empresa.

 

 

Leia também:
Nosso logotipo, o Novelo de Lã – a História do Bazar Modelo
Loja Bazar Modelo 8

Uma breve estória sobre a nossa História… No ano de 2018, o Bazar Modelo ganhou novos "ares" e uma nova Continue lendo...

8 dicas para ganhar dinheiro com Artesanato
ganhar dinheiro artesanato piracicaba

Quer ver como ganhar dinheiro com artesanato? O mercado do artesanato virou, além de hobby, uma grande oportunidade de negócio Continue lendo...

Use o Pinterest para divulgar o seu Artesanato!
artesanato pinterest

Afinal, como e por que divulgar artesanato no Pinterest? A era digital trouxe inúmeras possibilidades de divulgação para pequenos negócios, Continue lendo...

Dicas para fotografar Artesanato para a Internet
photobox setup

Se você não divulga o seu trabalho pela internet, seja nas redes sociais, lojas virtuais e marketplaces, portais de conteúdo, Continue lendo...

Rolar para cima
Abrir conversa