Confira esta matéria com dicas para artesãos que querem tornar-se empreendedores vendendo seu trabalho.
Como empreender vendendo artesanato
Escolha um nicho de produto artesanal e faça sucesso vendendo artesanato.
Sem dúvida alguma, o Brasil é o lugar perfeito para empreender no ramo de artesanato.
Com inúmeras opções de produtos, somos um país turístico, repleto de regiões visitadas durante o ano, o que aumenta ainda mais as vendas do seu artesanato.
Isso porque turistas e visitantes buscam, na maioria das vezes, lembrancinhas e artesanato local para levarem como presente, ou até mesmo para eles próprios.
Sem contar com a variedade de matérias-primas como: madeiras, sementes, cerâmica, couro e fios.
De acordo com o IBGE, os artesãos já são mais de 8,5 milhões, com um faturamento que ultrapassam 50 bilhões por ano.
Porém, para iniciar nesse ramo de artesanato não basta somente isso: como todo negócio é preciso um bom planejamento. Isso tornará a sua empresa rentável e atrativa para o público consumidor.
Com o avanço da tecnologia e o consequente aumento de acessos e vendas pela internet, ficou fácil atingir mais pessoas, ainda que você tenha uma demanda pequena de produtos.
Para isso, é preciso que o empreendedor conheça sua persona, que nada mais é que seu público-alvo. São as pessoas que realmente se enquadram nos produtos que você vende.
Vemos muitos nichos se destacando no mundo do artesanato: bonecas de tecido, enxovais para bebê, objetos de decoração, lembranças para casamentos e, até mesmo, reciclados e sustentáveis.
Independente do nicho que você escolher, é importante oferecer ao cliente produtos de qualidade, com acabamento impecável e detalhista e, as imagens que serão divulgadas dos produtos, devem ser de boa qualidade para que ele perceba com clareza o que está comprando.
O artesão empreendedor deve também, sempre que possível, se capacitar, fazer cursos, aprender novas técnicas de vendas e de divulgação de seu trabalho pois tais conhecimentos serão essenciais para o aumento de suas vendas.
Divulgue seus produtos, do “boca a boca” às mídias sociais como Whatsapp, Facebook, Instagram e Pinterest.
Infelizmente, com o isolamento social, as vendas diretas tendem a ficar mais difíceis, abrindo assim caminhos para as vendas online. Por isso, a dedicação com as vendas pela internet deve ser intensa e bem elaborada.
Em relação aos pagamentos, quanto mais formas e opções você oferecer mais chances de você vender! Isso porque o cliente gosta de ter opções- nem sempre ele tem dinheiro à vista ou crédito no cartão, por isso a flexibilidade é tão importante.
A implementação do delivery tem ajudado muitos artesãos nas vendas online. Além de ser prático e confortável é uma modalidade que veio para ficar. Porém, é muito importante que a entrega seja realizada dentro do prazo estipulado no ato da compra. Não tem nada mais desagradável do que deixar o cliente esperando, sem contar que isso é muito negativo para a imagem da sua empresa.
E quando crescer não tenha meda de contratar uma empresa prestadora de serviços terceirizados para focar 100% no seu negócio.