Qual o significado da palavra Artesanato?

A palavra arte pode assumir várias significações na linguagem. Quando se trata da transformação da matéria bruta ela pode representar uma forma de produção em busca do útil; Quando nos referimos à arte como  forma de expressão seu significado refere-se à  procura do belo

Em relação ao artesanato, a arte do feito à mão, é interessante destacar que o que é produzido pelo artesão é único, não se confunde com nenhuma outra peça ou objeto, ainda que tenham sido elaborados no mesmo dia e pela mesma pessoa.

O artesão é a pessoa que faz à mão objetos de uso freqüente na sua comunidade e seu aparecimento foi resultado da necessidade, da inteligência aliada e da vontade de inovar, possibilitando  ligar o passado ao presente e, às gerações mais novas, receber das mais velhas ensinamentos de suas técnicas e demais experiências acumuladas.

O estilo de cada artesão empresta originalidade a seus objetos, como que cravando a sua marca pessoal. Porém, mesmo escolhendo um estilo, não deixa de ser influenciado pelo ambiente em que vive e pelos modos de vida próprios da área cultural a que pertence.

A escolha do campo de trabalho artesanal do ofício ou especialidade, não raro, é ditada pelo material adequado à transformação e abundante no lugar. 

Os índios da Ilha de Marajó, por exemplo, foram nossos melhores ceramistas, naturalmente porque dispunham de boa argila. Já os índios da região do Amapá, foram grandes artesãos de objetos líticos pois dispunham de pedras e não de argila.

A aprendizagem do trabalho artesanal é adquirida de maneira prática e formal; ela se dá nas oficinas ou na vivência do indivíduo, onde o aprendiz maneja a matéria-prima e as ferramentas e imita os mais entendidos e experientes no ofício de sua preferência. 

A atividade artesanal está ligada aos recursos naturais, ao estilo de vida e à relação de comércio com comunidades vizinhas sendo, o artesanato, uma manifestação da vida comunitária. O trabalho se orienta no sentido de produzir objetos de uso mais comum no lugar, seja em função utilitária, lúdica, decorativa ou religiosa. Não podemos falar em artesanato somente com o objetivo comercial, pois ele pode ser produzido para consumo próprio ou mesmo para doação, sem perder sua característica artesanal.

É comum confundirmos artesanato com rusticidade mas é importante observar que, neste tipo de trabalho, fazem-se tanto objetos rústicos como muito bem acabados.

 

 

 

Rolar para cima
Abrir conversa